Year: 2006
Company: EMBRAER

Ricardo Rangel faz palestra e apresenta projeto de Análise & Gestão de Luxo para Embraer Executive Jets.

Ancorada nos pilares que fizeram da EMBRAER uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, a excelência em engenharia, tecnologia, performance e qualidade, a empresa diante do desafio de continuar e ampliar seu crescimento acertadamente optou pela estratégia de entrar na categoria dos microjatos desenvolvendo o Very Light Jet (VLJ) Phenom 100 e o Light Jet (LJ) Phenom 300. Pesquisas indicam que esse mercado tem potencial superior a 10.000 unidades nos próximos 10 anos. Como seu preço situa-se entre US$ 1 e 2 milhões, deverá significar a popularização do transporte individual a jato em todo o mundo. O menor jato atual custa US$ 4 milhões. Assim, além dos clientes corporativos, essa nova categoria de jatos abre uma oportunidade enorme para novos clientes de jatos privados e o transporte de luxo.
O desafio em entrar nesse segmento está na sutileza da mudança no comportamento do mercado de luxo, que em tempos pós-modernos deixa de se caracterizar por símbolos de riqueza, status e ostentação, o chamado “Velho Luxo” e passa a cada dia a serem guiados pela singularidade e o desejo individual, o “Novo Luxo”.

O projeto de Análise & Gestão de Luxo apresentado por Ricardo Rangel para a Embraer Executive Jets na sede da empresa em São José dos Campos, tem como objetivo analisar o discurso e posicionamento da empresa frente a esse novo desafio e entender as novas demandas criadas pelos clientes de luxo, traduzindo conceitos em produto.